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quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Acções de educação e promoção da saúde

No âmbito da promoção e educação para a saúde, a Administração Regional de Saúde, em colaboração com as pré-escolas e escolas até ao 12º ano, e tem vindo a desenvolver acções de modo a desenvolver e promover a saúde junto dos alunos.
Neste estágio houve a oportunidade de participarmos nestas acções, mais precisamente no desenvolver e apresentação de duas formações, e ainda a apresentação da ferramenta resultante do meu trabalho nas unidades curriculares de Projecto I, II e III, nomeadamente a adaptação de uma história infantil (Branca de Neve e os Sete Anões) para as temáticas da higiene e segurança alimentar e boas práticas de higiene.
Na história, o motivo da princesa ficar doente, não é através da maçã envenenada, mas sim pelo facto de não ter sido bem lavada, e pode-se verificar ainda, ao longo da história, imensas referências aos malefícios de uma higiene deficiente, bem como as vantagens que uma correta higiene diária e aplicação das boas práticas de higiene trazem para a saúde humana.
A aquisição, por parte das crianças, de hábitos de higiene correctos, ocorre ao longo do seu processo de desenvolvimento, como tal, é necessária a colaboração dos pais em conjunto com os educadores de infância, para que haja a interiorização destas aprendizagens e a aquisição destes hábitos.


Outra das apresentações elaboradas e apresentadas no âmbito da educação para a saúde foi sobre Regras de Segurança, e teve o nome de "Aprender com Segurança" regras estas a adoptar na escola (espaços de jogo e recreio) e também fora do recinto escolar (brincadeiras ao ar livre, andar de autocarro/carro, atravessar a rua/passadeira, entre outras). O objectivo principal desta formação foi verificar a consolidação dos conhecimentos mencionados através da visualização de uma colectânea de vídeos de animação do programa "Tinoni & Companhia" com exemplo de algumas situações de risco dentro e fora do recinto escolar.
A evidência científica tem demonstrado que existe uma relação entre a qualidade do ambiente e a saúde das crianças. As principais ameaças à saúde das crianças advêm de construções inadequadas, mas também de deficiente sistemas de mobilidade e transportes, entre outro, seja dentro ou fora do âmbito escolar. As crianças têm grande curiosidade e uma verdadeira atracão pelas novidades, o que os leva a explorar constantemente o seu ambiente. A estes factores alia-se a inexperiência e a falta de conhecimentos suficientes para prever e evitar situações de risco. Desta forma, para o desenvolvimento de um ambiente seguro e saudável para as crianças, é fundamental o desenvolvimento de acções de promoção da segurança e prevenção de acidentes quer estes ocorram dentro ou fora da escola.


Por fim, a última apresentação realizada, de nome "Energia Jovem", teve como objectivo a consciencialização sobre as alternativas aos recursos não-renováveis, e que se promova a implementação e utilização de recursos renováveis, neste caso das energias renováveis, sendo que estas trarão mais benefícios, não só para a saúde mas também para o próprio ambiente.
actividade consistiu em desenvolver e apresentar uma ação de formação referente às energias renováveis, expor uma breve explicação acerca de cada uma das energias renováveis, bem como as suas vantagens e desvantagens. Houve ainda uma demonstração de um exemplo pratico da aplicação da energia solar, fazendo uma demonstração de um carro movido através de painéis solares, que efetuam a captação da energia luminosa.


De acordo com o artigo 3º, ponto 2 do Decreto-lei nº 117/95 de 30 de maio (decreto-lei que regula a actuação do Técnico de Saúde Ambiental), "a actuação dos técnicos de higiene e saúde ambiental é realizada, quando necessário, com o apoio técnico de técnicos auxiliares sanitários e desenvolve-se nas áreas seguintes: (…)
f) Saúde Escolar;
g) Educação para a Saúde e Formação."

Segundo este decreto-lei, o Técnico de Saúde Ambiental actua na área da saúde escolar que compreende a participação em acções de promoção e manutenção da higiene e segurança nos estabelecimentos de ensino, bem como na área da educação para a saúde e formação que compreende:

a) A promoção da protecção ambiental primária e da educação para a saúde das populações;
b) A intervenção em acções de formação e colaboração no aperfeiçoamento profissional do pessoal de saúde;
c) A participação em programas de investigação do âmbito da sua área profissional.


Posto isto, pode-se concluir que o Técnico de Saúde Ambiental, tem papel importante na educação e desenvolvimento das crianças, alertando-as para as condições do meio envolvente e desta forma, promover uma qualidade de vida superior e rica em saúde.


Fontes utilizadas:

Decreto-lei nº 117/95, de 30 de maio, disponível em:


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