No âmbito da promoção e educação para
a saúde, a Administração Regional de Saúde, em colaboração com as pré-escolas e
escolas até ao 12º ano, e tem vindo a desenvolver acções de modo a desenvolver e
promover a saúde junto dos alunos.
Neste estágio houve a oportunidade de
participarmos nestas acções, mais precisamente no desenvolver e apresentação de
duas formações, e ainda a apresentação da ferramenta resultante do meu trabalho
nas unidades curriculares de Projecto I, II e III, nomeadamente a adaptação de
uma história infantil (Branca de Neve e os Sete Anões) para as temáticas da
higiene e segurança alimentar e boas práticas de higiene.
Na história, o motivo da princesa
ficar doente, não é através da maçã envenenada, mas sim pelo facto de não ter
sido bem lavada, e pode-se verificar ainda, ao longo da história, imensas
referências aos malefícios de uma higiene deficiente, bem como as vantagens que
uma correta higiene diária e aplicação das boas práticas de higiene trazem para
a saúde humana.
A aquisição, por parte das crianças,
de hábitos de higiene correctos, ocorre ao longo do seu processo de desenvolvimento, como tal, é necessária a colaboração dos pais em conjunto com
os educadores de infância, para que haja a interiorização destas aprendizagens
e a aquisição destes hábitos.
Outra das apresentações elaboradas e
apresentadas no âmbito da educação para a saúde foi sobre Regras de Segurança,
e teve o nome de "Aprender com
Segurança" regras estas a adoptar na escola (espaços de jogo e recreio)
e também fora do recinto escolar (brincadeiras ao ar livre, andar de
autocarro/carro, atravessar a rua/passadeira, entre outras). O objectivo
principal desta formação foi verificar a consolidação dos conhecimentos
mencionados através da visualização de uma colectânea de vídeos de animação do
programa "Tinoni &
Companhia" com exemplo de algumas situações de risco dentro e fora do
recinto escolar.
A evidência científica tem demonstrado
que existe uma relação entre a qualidade do ambiente e a saúde das crianças. As
principais ameaças à saúde das crianças advêm de construções inadequadas, mas
também de deficiente sistemas de mobilidade e transportes, entre outro, seja
dentro ou fora do âmbito escolar. As crianças têm grande curiosidade e uma
verdadeira atracão pelas novidades, o que os leva a explorar constantemente o
seu ambiente. A estes factores alia-se a inexperiência e a falta de
conhecimentos suficientes para prever e evitar situações de risco. Desta forma,
para o desenvolvimento de um ambiente seguro e saudável para as crianças, é
fundamental o desenvolvimento de acções de promoção da segurança e prevenção de acidentes quer estes ocorram dentro ou fora da escola.
Por fim, a última apresentação
realizada, de nome "Energia Jovem", teve como objectivo a
consciencialização sobre as alternativas aos recursos não-renováveis, e que se
promova a implementação e utilização de recursos renováveis, neste caso das
energias renováveis, sendo que estas trarão mais benefícios, não só para a
saúde mas também para o próprio ambiente.
A actividade consistiu em desenvolver
e apresentar uma ação de formação referente às energias renováveis, expor uma breve explicação acerca de cada uma das energias renováveis, bem como as suas
vantagens e desvantagens. Houve ainda uma demonstração de um exemplo pratico da
aplicação da energia solar, fazendo uma demonstração de um carro movido através
de painéis solares, que efetuam a captação da energia luminosa.
De acordo com o artigo 3º, ponto 2 do
Decreto-lei nº 117/95 de 30 de maio (decreto-lei que regula a actuação do Técnico de Saúde Ambiental), "a actuação dos técnicos de higiene e saúde ambiental é realizada, quando necessário, com o
apoio técnico de técnicos auxiliares sanitários e desenvolve-se nas áreas seguintes:
(…)
f) Saúde Escolar;
g) Educação para a Saúde e Formação."
Segundo este decreto-lei, o Técnico
de Saúde Ambiental actua na área da saúde escolar que compreende a participação
em acções de promoção e manutenção da higiene e segurança nos estabelecimentos
de ensino, bem como na área da educação para a saúde e formação que compreende:
a) A promoção da protecção ambiental
primária e da educação para a saúde das populações;
b) A intervenção em acções de formação
e colaboração no aperfeiçoamento profissional do pessoal de saúde;
c) A participação em programas de investigação
do âmbito da sua área profissional.
Posto isto, pode-se concluir que o
Técnico de Saúde Ambiental, tem papel importante na educação e desenvolvimento
das crianças, alertando-as para as condições do meio envolvente e desta forma,
promover uma qualidade de vida superior e rica em saúde.
Fontes utilizadas:
Decreto-lei nº 117/95, de 30 de maio,
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