Pesquisar

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Acções de sensibilização nas escolas

Ao longo deste estágio, estivemos integrados na equipa de divulgação do projecto "Heróis da Água". Com isto estava ao nosso encargo, em conjunto com colaboradores da empresa EMAS o desenvolvimento e aplicação dos conteúdos temáticos.
Como estagiário, participei a nível da elaboração e apresentação dos conteúdos para o 9º ano do 3º ciclo do Ensino Básico e para o 1º ciclo do Ensino Básico.
As apresentações, tanto para o 9º ano como para o 1º ciclo, estavam divididas em duas partes, sendo uma teórica e outra prática, estando à nossa responsabilidade enquanto estagiários, a parte prática.

1º Ciclo:

A sessão para os alunos do primeiro ciclo está estruturada de acordo com algumas temáticas abrangidas pelos alunos no seu programa escolar.
A sessão começa por dar conhecimento dos locais onde existe água, continuando com a ideia da distribuição da água no planeta e a disponibilidade da água potável para consumo humano.
Na parte prática, que foi aquela que pela qual estivemos responsáveis, realizámos as seguintes experiências/actividades:

Experiências:

- Filtração

 Material:

- 4 Colunas de filtração;
- 1 Saco com gravilha;
- 1 Saco com areia;
- 1 Saco com carvão ativado;
- 1 Filtro de papel;
- Copo de plástico preto;
- Terra q.b;
- Base redonda de filtro;
- Copo de plástico pequeno.

Procedimento:

1- Nas quatro colunas colocar gravilha, areia, carvão ativado e filtro de papel, respectivamente;
2- Criar uma coluna de filtração com os materiais anteriores, sendo a gravilha que fica no topo, seguido da areia e carvão ativado e por fim a coluna do papel vegetal, como se pode ver na imagem;
Figura 1 - Experiência da Filtração


3- Enche-se, até a meio, um copo de água pequeno. Adiciona-se a terra e agita-se para se obter uma mistura acastanhada.
4- Após isto, deita-se um pouco de água impura no topo da coluna de filtração, MUITO DEVAGAR. A água vai escorrer lentamente através dos filtros.


Explicação:

Cada secção da coluna de filtração retira partículas da água purificando-a.
Os diferentes filtros retiram partículas de tamanhos diferentes.
Os grãos de areia e a gravilha têm pequenos espaços entre eles. Isto deixa a água passar através deles, mas retém partículas que estão na água.
Os grânulos de carbono são feitos de um material chamado carvão ativado.
Os químicos da água agarram-se à superfície do carbono e são removidos da água.
Este processo é designado por absorção. Os filtros de papel têm orifícios mínimos entre as suas fibras.
A água pode pingar através deles, mas as partículas maiores que estes orifícios são apanhadas. Este filtro em coluna demonstra os princípios utilizados pelos sistemas produtivos de tratamento da água, que fornecem a água potável para as nossas casas.
Nos sistemas produtivos de tratamento da água o processo de filtração é mais avançado e são adicionados químicos à água para assegurar que esta é potável e portanto, segura para ser bebida.


Actividades:

-Qual o uso que damos à água – Esta actividade tem como objectivo mostrar aos alunos as tarefas domésticas onde por norma se gasta mais água e dicas de como podemos poupar.

Figura 2 - Roda da água



-Mural de boas práticas – Com este mural tínhamos a finalidade de criar dicas de boas práticas de poupança de água, sendo que os alunos construíam as suas próprias dicas de poupança de água.

Figura 3 - Mural de boas práticas

9º ano:

A sessão apresentada no 9º ano vai ao encontro com as matérias leccionadas neste ano. A parte teórica da sessão começa pelo ciclo urbano da água, onde se explica todo o processo desde da captação até à chegada das nossas casas. Fala-se também dos fontanários e dos perigos de consumir água não tratada. Passamos pelas dicas de poupança de água e falamos também um pouco sobre a água virtual, ou seja, a água que é necessária para produzir alimentos, roupas, entre muitas coisas do nosso dia-a-dia.
Como participantes nas acções fazemos mais uma vez toda a parte prática, sendo que neste ano as atividades passam por uma colheita de água e toda a explicação do procedimento e medição de parâmetros e preenchimento de ficha de campo.

Figura 4 - Medição de parâmetros

A acção de 9º está aqui disponibilizada:




Pode-se por fim concluir que em todas as sessões a mensagem que se queria passar era muito idêntica, ou seja, a única coisa que variava, ou não, era de acordo com o grau de escolaridade iria assim mudar as temáticas a serem abrangidas.
Como tal, os assuntos abordados foram os seguintes: 

- Descrição do ciclo da água;
- Descrição do ciclo urbano da água (concelho de Beja);
- Apresentação de microrganismos presentes em águas contaminadas (sem tratamento);
- Experiências com água;
- Sensibilização do consumo de água tratada;
- Sensibilização para o uso eficiente da água;
- Dicas para poupar água;
- Valor ambiental da água;
- Valor económico da água;

- Consumo seguro da água.



Sem comentários:

Enviar um comentário